♦ A Inteligência Artificial é o tema tratado em Língua de Todos, difundido na RDP África, na sexta-feira, 6 de outubro às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*). Como escrever um projeto de dissertação com Inteligência Artificial? Ou como desenvolver uma aplicação pedagógica de ferramentas digitais em prol de géneros académicos. Para falar e refletir sobre este assunto, são convidadas as professoras Micaela Aguiar e Sílvia Araújo, do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, participantes no 3.º Encontro Nacional sobre o Discurso Académico (ENDA 3), realizado em Lisboa, nos dias 7 e 8 de setembro de 2023.
♦ O 6.º Congresso Internacional de Linguística Histórica tem lugar de 9 a 11 de outubro de 2023, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Trata-se de uma iniciativa do CELGA-ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada) com a presença de numerosos especialistas. serão muitas as intervenções sobre o idioma comum, suas heranças e derivações: as do latim, do grego, do árabe e de outros falares do mundo por onde o português andou e está. O encontro visa homenagear Clarinda de Azevedo Maia, professora catedrática jubilada da Universidade de Coimbra e membro do CELGA-ILTEC, onde coordena a Linha Temática «História da Língua Portuguesa e História da Consciência Linguística”. A propósito da área da história da língua, em Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 8 de outubro, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 14 de outubro às 15h30*), o professor Paulo Feytor-Pinto fala sobre a sua participação neste encontro, onde apresenta um trabalho intitulado “Origem, Evolução e Distribuição da Língua Portuguesa nos Manuais do Ensino Secundário””. Na entrevista, Paulo Feytor-Pinto observa que «conhecer a origem, a evolução e a distribuição geográfica do Português no mundo é uma aprendizagem essencial da disciplina de Português, no 10.º ano, sendo a única ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória, dedicada à história da língua portuguesa, da sua origem à atualidade». O programa conta ainda com um apontamento gramatical da investigadora Inês Gama: qual a frase correta – «tu tem-lo visto» ou «tu tem-no visto»?