Em Macau, apresenta-se em 14 de janeiro o Referencial Ensino de Português Língua Estrangeira na China, um estudo científico da autoria de Maria José Grosso, Jing Zhang, Catarina Gaspar e Madalena Teixeira, e com a chancela da Universidade de Macau e do Centro Científico e Cultural de Macau,.
O Referencial Ensino de Português Língua Estrangeira na China é «uma espécie de guia orientador, um documento com cerca de 200 páginas cujo público-alvo são professores, investigadores, psicólogos, entre outros», segundo Maria José Grosso, linguista e professora da Universidade de Macau (UM) e da Universidade de Lisboa (UL). A especialista acrescenta: «[O Referencial] visa contribuir para um melhor conhecimento do público adulto falante de língua materna chinesa, aprendente de português língua estrangeira. Trata-se de um projeto iniciado há alguns anos e espero que seja um documento que possa contribuir para melhor compreensão do público».
Este estudo resulta da informação recolhida em mais de 1500 inquéritos (qualitativos e quantitativos) feitos em todas as instituições de ensino superior de Macau e também algumas da China continental.
O livro será apresentado em formato online sexta-feira, dia 14 de janeiro, às 11 horas (hora de Lisboa, 19 horas locais). A apresentação contará com a presença, entre outros, do reitor da UM, Yonghua Song, e pode ser acompanhada aqui.