Formação para aperfeiçoamento da competência linguística - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Formação para aperfeiçoamento da competência linguística
Para docentes do pré-escolar e do ensino básico e secundário
434

Com a duração de 25 horas, esta Acão de Formação Acreditada destina-se, preferencialmente, a professores da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos e do Ensino Secundário. Aberta igualmente a outros interessados na melhoria da sua competência linguística, realiza-se em Lisboa nos dias 25 de maio, 1 e 8 de junho*. 

Organizada pela Associação Sindical de Professores Licenciados e ministrada por Lúcia Vaz Pedro, especialista na Língua Portuguesa e colaboradora do Ciberdúvidas, a iniciativa teve em conta as dificuldades dos professores na expressão escrita, desde a competência gráfica à morfossintática e, em especial, à discursivo-textual, oferecendo aos participantes um conjunto de exercícios e propostas que colmatem algumas dessas dificuldades e os ajude a aperfeiçoar a produção de texto escrito.

Subordinada às prioridades apontadas pelo Ministério da Educação, esta ação visa o reforço da competência linguística dos docentes, tão importante em contexto escolar, explicitando regras gramaticais que permitem refletir sobre a língua portuguesa, no sentido da correção linguística e do conhecimento das novas regras ortográficas, em vigor  no ensino, em Portugal 

Objetivos específicos: 

  •  desenvolver a competência gráfica e morfossintática;
  • aprofundar o conhecimento das regras gramaticais.

As sessões integram exercícios de desenvolvimento da competência gráfica (pontuação, acentuação, paragrafação, ortografia) e exercícios de desenvolvimento da competência morfossintática a morfologia e a sintaxe, a lógica, a concordância, a regência, a colocação).        

* pormenores da calendarização e para as inscrições aqui.