♦ Os países de língua oficial portuguesa constituem uma base da maior importância para a expansão do português em África. A opção pela língua de Camões foi tomada pelos movimentos independentistas ainda no decurso da luta de libertação e resultou do reconhecimento de que a sua utilização concorreria eficazmente para consolidar as fronteiras políticas dos futuros Estados, contribuindo também para fortalecer a independência e unidade nacional. No programa Língua de Todos, RDP África* desta semana, a professora da Universidade de Coimbra, Margarida Calafate Ribeiro, responde a esta pergunta: será que os cidadãos africanos dos países da CPLP sentem o português como língua sua?
* Língua de Todos, RDP África, sexta-feira, 29/06, às 13h15, com repetição no sábado, dia 30/06. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.
♦ É uma peregrinação. Uma espécie de Dia do Juízo. Os órgãos de comunicação anunciam de véspera, entrevistam antes e durante e depois e publicam as provas, dão as respostas. «Estudei o Pessoa», diz a adolescente. «Preferia o Camões». diz o aluno do 12.º ano. É a magna língua. São os exames nacionais da disciplina de Português no ensino secundário em Portugal. A 1.ª fase foi agora, no mês de junho. Teresa Cunha, da Direcção da Associação de Professores de Português, fala no programa Páginas de Português da Antena 2,** sobre a prova final do 9.º ano, 1.ª fase, realizada em 22 de junho de 2018, e a do 12.º ano, 1.ª fase, realizada a 19 de junho. Outro tema: cinco dicas para uma boa carta de apresentação, na sugestão da linguista Sandra Duarte Tavares..
** Páginas de Português, emitido na Antena 2, no dia 1 de julho, às 12h30**, com repetição no sábado seguinte, dia 7, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa disponível posteriormente, aqui.