O que prescreve a chamada Medicina Narrativa aos profissionais da saúde para uma boa comunicação com os doentes? O que designam, em concreto, os termos «cuidador» e «cuidador informal»? Para que servem os chamados “Registos Clínicos Paralelos"?
Outros temas abordados por Dalila Carvalho* com a sua convidada, a coordenadora científica do curso de Medicina Narrativa da Universidade Católica Portuguesa, Susana Magalhães: as metáforas que os pais de bebés internados nos cuidados intensivos neonatais usam quando falam dos seus filhos, como fala nos hospitais com pessoas de idade avança e o termo dolência.
Cf. Medicina Narrativa, uma disciplina nova na área das ciências da saúde que junta medicina, linguagem, comunicação + A palavra 'cuidadore' e a expressão 'cuidador informal' + O que são os registo clínicos simples e os paralelos + As metáforas usadas pelos pais de bebés recém-nascidos, internados em cuidados intensivos neonatais + O conceito de «dolência» – a palavra que designa a forma como cada doente vive a sua experiência na doença
* Programa Palavras Cruzadas, na Antena 2, de segunda a sexta-feira, às 9h50 e 18h20