DÚVIDAS

ATUALIDADES

Notícias

A descodificação da linguagem da saúde

No programa Palavras Cruzadas, Antena 2, de 24 a 28 de maio

O que prescreve a chamada Medicina Narrativa aos profissionais da saúde para uma boa comunicação com os doentes? O que designam, em concreto, os termos  «cuidador» e «cuidador informal»? Para que servem os  chamados “Registos Clínicos Paralelos"?

Outros temas abordados  por Dalila Carvalho* com a sua convidada, a coordenadora científica do curso de Medicina Narrativa da Universidade Católica PortuguesaSusana Magalhães: as metáforas que os pais de bebés internados nos cuidados intensivos neonatais usam quando falam dos seus filhos, como fala nos hospitais com pessoas de idade avança e  o termo dolência.

 Cf. Medicina Narrativa, uma disciplina nova na área das ciências da saúde que junta medicina, linguagem, comunicação + A palavra 'cuidadore' e a expressão 'cuidador informal' O que são os  registo clínicos simples e os paralelos +  As metáforas usadas pelos  pais de bebés recém-nascidos, internados em cuidados intensivos neonatais  +  O conceito de «dolência» – a palavra que designa a forma como cada doente vive a sua experiência na doença

* Programa Palavras Cruzadas,  na Antena 2, de segunda a sexta-feira, às 9h50 e 18h20 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa