elingUP – Revista Eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto
Vol. 14 N.º 1
A revista eletrónica elingUP, dinamizada por estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, regressa em 2025 com o número 1 do seu 14.º volume. Neste sentido, esta publicação reafirma-se como espaço privilegiado de divulgação científica e de promoção da investigação desenvolvida por estudantes em linguística. Com acesso livre, é uma a revista que continua a dar voz a jovens investigadores, abrindo caminho para o diálogo linguístico, cruzando rigor científico com o olhar de novas gerações de investigadores.
Este número abre com uma nota editorial que sublinha a importância da participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. Segue-se uma entrevista à linguista e professora universitária Sónia Frota, referência na área da prosódia e da aquisição de português como língua materna, que partilha reflexões inspiradoras sobre os desafios e as oportunidades da investigação linguística, defendendo que «fazer ciência é cada vez mais um trabalho de equipa e o nosso contributo individual, por mais importante que seja, é uma peça muito pequena que, juntamente como outras, fará um sentido maior no âmbito de um projeto que seja mais global e que fará avançar o conhecimento» (página 25).
Entre os artigos publicados, destacam-se três estudos que revelam a diversidade temática e metodológica da investigação em curso: um olhar sobre os modos de relato do discurso em notícias de agência em português europeu, assinado por Ana Luísa Fernandes; uma análise comparativa do valor semântico dos marcadores discursivos em inglês e português, da autoria de Mariana Pinto; e uma investigação sobre a interpretação escalar de expressões de mudança de preço, apresentada por Zuo Qinren.
Em síntese, este conjunto de trabalhos mostra como a linguística continua a ser um campo fértil de descobertas, capaz de iluminar fenómenos tão distintos como o discurso jornalístico, a pragmática dos marcadores ou a semântica das variações económicas. Por conseguinte, este recente número é a prova de que a elingUP é uma montra de excelência para a investigação emergente.
Ver página do Livro
