RTP não erra já - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
RTP não erra já

«José Guímaro não vai já para a prisão» afirmou José Rodrigues dos Santos na abertura do Telejornal da RTP, estação pública de televisão portuguesa, na última quinta-feira, dia 30. Ele pretendia dizer que «José Guímaro já não vai para a prisão» porque daquela forma até parece que não vai já mas poderia ir mais tarde. Poderia, pois não irá, mesmo...
   Também na RTP (Telejornal do último domingo) se disse, a propósito das intempéries que assolaram Portugal durante o fim-de-semana, que «os meteorologistas 'prevêm'» quando se deveria dizer (escrever) prevêem. Porque o verbo prever (pre+ver) se conjuga como o verbo ver e não como o verbo vir.

Sobre o autor

Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.