Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma Artigo
Sobre agradeço e obrigado
Sobre agradeço e obrigado

Acerca do significado de agradecer e dizer «obrigado», uma intervenção (2014) de António Sampaio da Nóvoa, professor universitário português e candidato à eleição do presidente da República Portuguesa (realização marcada em 24 de janeiro de 2016).

 

N. E. – As ideias a respeito da relação entre as maneiras de dizer «obrigado» em diferentes línguas e os graus da gratidão definidos por S. Tomás de Aquino serão da autoria do professor universitário brasileiro Luiz Jean Lauand, que, com base num artigo seu datado de 1980, as expôs numa conferência proferida em 1998, conforme assinala este académico no sítio que mantém na Internet.