O que significa o provérbio «Pedra movediça não cria bolor»? Este provérbio poderá ter tanto uma interpretação positiva como uma interpretação negativa.
Por um lado, o sintagma «Pedra movediça» aponta para a ideia de algo que está em constante movimento, o que, a referir-se a uma pessoa, poderá convocar traços como a instabilidade ou a inconstância. Por sua vez, o sintagma «não cria bolor», associado a uma interpretação depreciativa, pode indicar que não se consegue manter o que se conquistou. Assim, o provérbio «Pedra movediça não cria bolor» pode permitir criticar alguém que, por ser instável ou demasiado versátil, não consegue consolidar ou capitalizar bens, saber ou sabedoria.
Por outro lado, numa outra perspetiva, a mudança indicada por «pedra movediça» pode apontar para uma valoração positiva. Com efeito, se a formação de fungos, indicada pela presença de musgo, for entendida como sendo algo mau, então a mudança ou o movimento que impede a formação deste mesmo musgo é algo positivo, que o provérbio estimula.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Pedra movediça]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 7 de janeiro de 2024.