O nosso idioma // Desafio semanal
«Para depois»
Locução prepositiva ou duas preposições?
Na frase «A emissão está prevista para depois das 21h», podemos classificar a sequência de palavras «para depois» como uma locução prepositiva?
De facto, não se trata de uma locução prepositiva, mas antes de uma preposições simples seguida de «depois de». Uma locução prepositiva caracteriza-se por ser composta por duas ou três palavras que funcionam exatamente como uma preposição simples. A última palavra destas locuções é sempre uma preposição simples (tipicamente é a preposição de) que não introduz nenhum significado, serve, antes, para estabelecer a ligação entre a palavra inicial da locução e o seu complemento, como em «falar acerca de um assunto», onde usamos a locução prepositiva «acerca de» e na qual a preposição de liga acerca a «um assunto.
Já no caso de «A emissão está prevista para depois das 21h», temos duas preposições simples, para e de, que mantêm cada uma o seu significado básico. Aqui a preposição para pode ter como complemento um grupo nominal, como em «está prevista para as 21h», ou um grupo de palavras, como em «para depois das 21h». Veja-se que em «para depois», depois não é uma preposição e não se limita a estabelecer uma ligação, pois mantém a sua significação. Depois está ligado à preposição de, formando com ela uma locução.
___________________________________________________
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_«Para depois»]
Apontamento da professora Carla Marques incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 11 de janeiro de 2026.
