Cursos em linha para Português como Segunda Língua - Ensino - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Ensino Artigo
Cursos em linha para Português como Segunda Língua
Cursos em linha para Português como Segunda Língua

Tem este artigo por finalidade descrever um projeto educativo que presentemente desenvolve cursos em linha de Português como Segunda Língua (PL2), destinados a alunos imigrantes a frequentarem em Portugal as escolas dos ensinos básico e secundário, mediante uma metodologia de aprendizagem mista (blended learning) como forma eficaz de apoiar o ensino regular. O enfoque incide no trabalho colaborativo desenvolvido entre parceiros institucionais, designadamente, a Direção-Geral de Educação (Ministério da Educação, Portugal), os diretores das escolas e a Associação Ciberdúvidas, de modo a adequar os cursos ao ensino regular e ultrapassar os problemas práticos diários. As autoras também explicam o funcionamento das ferramentas dos cursos e apresentam a opção de conjugar dois serviços diferentes – a plataforma da Ciberescola e a FM EA-TEL – como maneira de abordar as desvantagens educativas que os alunos imigrantes enfrentam quando chegam ao país de acolhimento. É dada atenção especial à descrição do funcionamento dos materiais criados de raiz para este projeto, sublinhando alguns aspetos partilhados com o OER [em português REA – Recursos Educacionais Abertos], nomeadamente: a) a utilização gratuita pelos aprendentes e a reutilização pelos professores; b) a integração de todos os tipos de suporte digital. Por último, dá-se conta do atual impacto do projeto.

[Texto integral em inglês disponível aqui.]

Sobre os Autores

Mestra e doutora em Linguística Portuguesa, desenvolveu projeto de pós-doutoramento em aquisição de L2 dedicado ao estudo de processos de retextualização para fins de produção de materiais de ensino em PL2 – tais como  A Textualização da Viagem: Relato vs. Enunciação, Uma Abordagem Enunciativa (2010), Gramática Aplicada - Língua Portuguesa – 3.º Ciclo do Ensino Básico (2011) e de versões adaptadas de clássicos da literatura portuguesa para aprendentes de Português-Língua Estrangeira.Também é autora de adaptações de obras literárias portuguesas para estrangeiros: Amor de Perdição, PeregrinaçãoA Cidade e as SerrasContos com Nível é o seu último livro. Consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e responsável da Ciberescola da Língua Portuguesa

 

 

 

Docente de Português, em funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular, da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação português.