Ensino - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Ensino Notícias
Questões relativas ao ensino do português língua materna/língua estrangeira.
Imagem de destaque do artigo

 

A Ciberescola da Língua Portuguesa procura colaboradores bilingues em bangla e português para acompanhar aulas por videoconferência, destinadas a alunos do 1.º  ciclo de iniciação. Contacto: ciberescola.cibercursos@gmail.com; 916 540 446; +351 218 862 042/ext. 4132.

Imagem de destaque do artigo

Ciberescola da Língua Portuguesa e o sítio que lhe está associado são propriedade da Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, entidade sem fins lucrativos. Apresenta, de momento, 1500 exercícios interativos, vídeos, áudios e materiais em PDF de apoio à aprendizagem de português língua estrangeira, disponibilizados gratuitamente a alunos e professores. O único serviço que não é gratuito diz respeito aos cursos de Português Língua Estrangeira (PLE) a alunos adultos, dados através de videoconferência por professores pós-graduados em ensino de PLE, utilizando os recursos interativos de que já dispomos. As propinas destes cursos permitem-nos produzir novos materiais, regulados, revistos e testados – com qualidade avaliada externamente (pelo ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional). (...)

 

 

 

A todos os nossos alunos e ex-alunos: se ficaram/estão satisfeitos com as aulas e os materiais da Ciberescola, divulguem-nos! Nós somos uma entidade sem fins lucrativos, não temos nenhum tipo de publicidade e as propinas dos alunos servem-nos apenas para pagar despesas correntes.

Como dizemos em português falado: «Então muito obrigadinha!»

Imagem de destaque do artigo

O Programa de Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos (Tandem Language Programme) continua aberto a todos os interessados.

Imagem de destaque do artigo

Para uma correta integração num curso ou programa de estudos, é fundamental o aluno saber, o mais objetivamente possível, qual o grau de desempenho que pode prestar. A Ciberescola disponibiliza agora uma bateria de testes para três níveis — elementar, intermédio e avançado — de acesso livre, que qualquer falante não nativo do português pode realizar. Os exercícios cobrem as áreas da leitura, compreensão do oral, vocabulário e gramática.

 

 

 

Imagem de destaque do artigo

Estão abertas as inscrições para aulas particulares de Português Língua Estrangeira nos Cibercursos da Língua Portuguesa. Estas aulas, que contemplam todos os níveis de proficiência linguística do Quadro Europeu Comum de Referência e são aplicadas em linha, destinam-se a todos quantos não têm o português como língua materna e procuram melhorar as suas competências nesta língua.

Toda a informação aqui.

Further information in English here.

 

 

 

A Ciberescola realiza, desde finais de 2011, cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE) por videoconferência.

Como são dadas as aulas?

É preciso comprar um manual?

Como são organizadas as turmas?

(...)

Temos recebido várias perguntas sobre o horário das nossas aulas em linha (4 horas por semana).

As horas das aulas serão marcadas após os alunos inscritos nos informarem dos dias e horas que têm disponíveis, ANTES do pagamento da inscrição. Como as sessões são orientadas a partir de Lisboa, a hora de referência é GMT. Esta hiperligação pode ser útil: http://www.timeanddate.com/worldclock/meeting.html.

We have been receiving several questions about our online classes€™ schedule (4 hours per week).

Inscrições abertas!/ Applications open!

All courses consist of 45-hour teaching sessions (22 sessions: 2-hour sessions twice a week + a 3-hour session) run by video conference.

Selection: Ciberescola and Universidade Lusófona do Porto are fully responsible for the selection of candidates.

Number of students: minimum of 14 learners to open a course. Students are split into two groups to attend classes.

Tutoring schedules are arranged on individual bases between the ...