A palavra é... ideologia - Controvérsias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Controvérsias Artigo
A palavra é... ideologia
A palavra é... ideologia
Conhecimento e opinião no debate político brasileiro

«O que vem a ser a ideologia?»

 

A palavra ideologia vem sendo muito usada pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro para referir-se ao PT, como se somente os partidos de esquerda fossem ideológicos. Mas, afinal, o que vem a ser a ideologia? Este vídeo do linguista Aldo Bizzocchi aborda os diversos sentidos dessa palavra e mostra que a ideologia vai muito além da política e, mais ainda, da política de esquerda.

 

 

 

Sobre o autor

Linguista brasileiro, é doutor em Linguística pela USP, pós-doutorado pela UERJ, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP e autor de Léxico e Ideologia na Europa Ocidental e Anatomia da Cultura . Faz ainda parte dos grupos de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Textos (SELEPROT) e Morfologia Histórica do Português (GMHP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Também é poeta e tradutor (ver sítio pessoal e blogue associado à revista brasileira Língua Portuguesa).