Angola pode adotar o Acordo Ortográfico em 2024 - Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Artigo
Angola pode adotar o Acordo Ortográfico em 2024
Angola pode adotar o Acordo Ortográfico em 2024
Ratificação entre os projetos da política linguística angolana

Angola pode adotar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em 2024, segundo Paula Henriques, coordenadora técnica da Comissão Multissectorial para a Ratificação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

À margem da III reunião de balanço da Comissão Multissectorial, dedicada ao tema “Por uma língua portuguesa plural, com vista ao primado da paz”, Paula Henriques declarou que, no tocante à língua e à ratificação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO), Angola conta entre o seus projetos a elaboração de um vocabulário ortográfico nacional e da terminologia da administração pública.  Também se prevê a criação de dicionários, gramáticas e cursos de língua portuguesa, a par da promoção das demais línguas de Angola.

Esta responsável acrescentou que o horizonte temporal para estas iniciativas é de cinco anos. Contudo, em relação ao AO, esclareceu que a Comissão Multissectorial apenas intervém na parte técnica e científica, dado que a ratificação desta norma é algo a ser analisado e decidido por outras estruturas em Angola. «O que estamos a fazer é prepararmos e termos os instrumentos essenciais para a organização do Estado e depois tomar outras decisões», observou.

Fonte

Notícia publicada em 30 de julho de 2019 no Jornal de Angola.