Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
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Portugal precisa urgentemente de criar as estruturas necessárias para a integração adequada dos seus alunos em contexto multilingue

Todos sabemos que a imigração em Portugal tem aumentado recentemente no número de imigrantes e nas suas diversas proveniências. Sabemos que a escola portuguesa reflecte a entrada no país desses milhares de imigrantes. Mas nem todos sabemos os problemas que existem para as crianças cuja língua materna não é o português e para os professores que estão encarre...

 

O debate sobre o multilinguismo entrou na agenda europeia. A Comissão Europeia (CE) apresentou uma comunicação com o lema "Aprende línguas e serás alguém", o Parlamento Europeu aprovou um relatório e, a partir de Janeiro de 2007, haverá um comissário para o Multilinguismo, o romeno Leonel Orban.

João Costa, Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, escreveu que se «tornou moda» comentar a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, a célebre TLEBS. Não se tornou moda, tornou-se, sim, preocupação séria, por implicar uma questão tão importante como o ensino da língua portuguesa. Por isso, gostaria, neste debate que felizmente nasceu, de poder corroborar posições que considero correctas e de ...

A TLEBS e a sua avaliação

Não é preciso explicar em que consiste a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS) aprovada pelo anterior Governo em 2004 e pelo actual em 2005 e que presentemente se encontra em fase de experimentação. Acerca da TLEBS (entendida como combinação da lista de termos e da base de dados com as suas definições), pretendo pronunciar-me sobretudo no plano da qualidade científica, até agora praticamente ausente da discussão.

Vamos ver se consigo dar mais umas achegas para dar razão a quem reclama da aplicação do TLEBS. É que não li ainda ninguém falar de uma coisa: e como se resolve o problema da aprendizagem das línguas estrangeiras? E que os Franceses e os Ingleses têm o bom senso de não usar essa terminologia? Os Ingleses usam countable e uncountable, mas não têm uma língua redundante como a nossa, em que as marcas do género, número, tempo, etc. aparecem a todo o momento. Fui Professora de inglês durante 40 an...

 

     O Ministério da Educação de Portugal anunciou que o Português (com a Filosofia) deixa de ter exame final obrigatório no 12.º ano

A TLEBS vai matar as nossas criancinhas. Não sabia? Vai penetrar naqueles encéfalos tenrinhos e secar-lhes os neurónios. Proteja os seus filhos. Caso contrário, ao fim de uma geração ninguém mais falará português em Portugal. Você foi avisado por Miguel Sousa Tavares, Eduardo Prado Coelho, Vasco Graça Moura, Helena Matos, ...

«Deixem-nos trabalhar»: o desabafo tem um autor bem conhecido, embora ele represente agora um papel diverso daquele que desempenhava quando invectivou as «forças de bloqueio». E suspeita-se que José Sócrates já esteve tentado a repetir a frase célebre, não fosse o copyright comprometedor. Não era previsível, porém, que outros poderes com competências mais exóticas acabassem por recuperá-la. É o caso – imagine-se! – dos linguistas que nos querem impingir à viva força uma tremenda sigla:...

A Nomenclatura Gramatical Portuguesa, de 1967, foi revogada pelo art. 10.º da Portaria n.º 1488/2004, de 24 de Dezembro, que aprova a TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário). Esta é expressamente confinada aos ensinos básico e secundário. Para a generalidade dos demais falantes lusitanos, deixou assim de haver nomenclatura gramatical de referência (cfr. art. 3 da Portaria n.º 22 664, de 28.4.67). Instalou-se o vazio!

      No “Telejornal” (RTP-1) de segunda-feira passada, na peça sobre a reeleição de Hugo Chávez, o recém-eleito presidente da Venezuela, «defende reformas ao nível da propriedade da terra e o controle da ind...