Qual é a frase que se encontra correta: «O carro ficou com os faróis partidos, porque foi ao encontro do muro» ou «O carro ficou com os faróis partidos, porque foi de encontro ao muro»?
A frase correta é «O carro ficou com os faróis partidos, porque foi de encontro ao muro», indicando que o veículo ficou danificado devido à colisão com um muro.
Embora as locuções «ao encontro de» e «de encontro a» possam parecer semelhantes por indicarem movimento, facto é que apresentam sentidos distintos e, por isso, devem ser usadas em situações diferentes. A expressão «ao encontro de» usa-se para expressar convergência e aprovação, tendo como significados possíveis «ir para junto de», «ir na direção de» ou «ser favorável a».
Por outro lado, a expressão «de encontro a» utiliza-se em situações que exprimem um valor de oposição, tendo como sentidos «colidir com», «chocar com» ou «em prejuízo de».
Em suma, ambas designam movimento físico ou intelectual, mas enquanto em «de encontro a» esse movimento é violento e implica um choque físico, em «ao encontro de» descreve uma deslocação graduável, sem violência como, por exemplo, ir para junto de um amigo.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Inês Gama - «ir ao encontro de» e «ir de encontro a»]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 15 de setembro de 2024.