Na frase «Eu retribuí o telefonema do João», a forma verbal leva acento no último i?
Com efeito, a forma retribuí leva acento agudo. Este acento permite distinguir a forma retribuí, que se encontra na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, da forma retribui, que se encontra na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como em «O João retribui o meu telefonema».
O uso do acento agudo em retribuí indica que a palavra é pronunciada com mais força no i final. É o acento que permite desfazer o ditongo. Na forma retribui o acento tónico ocorre no ditongo que integra a última sílaba. Assim se conclui que há palavras agudas que não levam acento.
Por sua vez, as palavras graves normalmente não são acentuadas. Mas algumas levam acento, como as terminadas em l, n, r, s, x, como é o caso de agradável, abdómen, carácter, lápis, Félix. Também levam acento as palavras terminadas em i, is, us, um, uns, como acontece em táxi – táxis, bónus, vírus, álbum, álbuns. São ainda acentuadas as palavras graves terminadas em ei e eis, de que são exemplo as palavras jóquei, úteis e fáceis.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Retribui-retribuí_v2]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2 (08/09/2024).