DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma // Gramática

Eminente ou iminente?

Um caso de palavras parónimas

Para falar de alguém que se destaca nalguma área, devemos usar a expressão «personalidade eminente», com e, ou «personalidade iminente», com i?

Neste caso, a opção correta é «personalidade eminente» com e. O adjetivo eminente, escrito com e, permite descrever algo que está «muito acima do que está à sua volta». Por essa razão, também se usa para conferir a alguém ou a algo o atributo de excelente, ilustre ou digno de importância. Diremos, assim, «personalidade eminente», «posição eminente» ou «região eminente», por exemplo.

Já o adjetivo iminente, com i inicial, significa «que ameaça concretizar-se» ou «que está mesmo a acontecer». Por isso, é usado em construção como «desabamento iminente» «partida iminente» ou «morte iminente».

Eminente e iminente são, deste modo, duas palavras parónimas, ou seja, têm formas semelhantes, mas escrevem-se de modo diferente e têm significados muito distintos.

 

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Carla Marques_eminente]

Fonte

Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 5 de fevereiro de 2023.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa