Angola pode adotar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em 2024, segundo Paula Henriques, coordenadora técnica da Comissão Multissectorial para a Ratificação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
À margem da III reunião de balanço da Comissão Multissectorial, dedicada ao tema “Por uma língua portuguesa plural, com vista ao primado da paz”, Paula Henriques declarou que, no tocante à língua e à ratificação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO), Angola conta entre o seus projetos a elaboração de um vocabulário ortográfico nacional e da terminologia da administração pública. Também se prevê a criação de dicionários, gramáticas e cursos de língua portuguesa, a par da promoção das demais línguas de Angola.
Esta responsável acrescentou que o horizonte temporal para estas iniciativas é de cinco anos. Contudo, em relação ao AO, esclareceu que a Comissão Multissectorial apenas intervém na parte técnica e científica, dado que a ratificação desta norma é algo a ser analisado e decidido por outras estruturas em Angola. «O que estamos a fazer é prepararmos e termos os instrumentos essenciais para a organização do Estado e depois tomar outras decisões», observou.
Notícia publicada em 30 de julho de 2019 no Jornal de Angola.