Tem este artigo por finalidade descrever um projeto educativo que presentemente desenvolve cursos em linha de Português como Segunda Língua (PL2), destinados a alunos imigrantes a frequentarem em Portugal as escolas dos ensinos básico e secundário, mediante uma metodologia de aprendizagem mista (blended learning) como forma eficaz de apoiar o ensino regular. O enfoque incide no trabalho colaborativo desenvolvido entre parceiros institucionais, designadamente, a Direção-Geral de Educação (Ministério da Educação, Portugal), os diretores das escolas e a Associação Ciberdúvidas, de modo a adequar os cursos ao ensino regular e ultrapassar os problemas práticos diários. As autoras também explicam o funcionamento das ferramentas dos cursos e apresentam a opção de conjugar dois serviços diferentes – a plataforma da Ciberescola e a FM EA-TEL – como maneira de abordar as desvantagens educativas que os alunos imigrantes enfrentam quando chegam ao país de acolhimento. É dada atenção especial à descrição do funcionamento dos materiais criados de raiz para este projeto, sublinhando alguns aspetos partilhados com o OER [em português REA – Recursos Educacionais Abertos], nomeadamente: a) a utilização gratuita pelos aprendentes e a reutilização pelos professores; b) a integração de todos os tipos de suporte digital. Por último, dá-se conta do atual impacto do projeto.
[Texto integral em inglês disponível aqui.]