Caos "humanitário", desastre "humanitário" – vai-se lendo e ouvindo aqui e ali, nos "media" portugueses, a propósito destes tempos bélicos nos Balcãs e, em particular, no Kosovo. Se é desastre, ou caos, ou o que quer que se assemelhe a tragédia, como pode ser...humanitário?!
Se é "humanitário" o que estão a passar os refugiados albaneses (e, afinal, toda essa martirizada ex-Jugoslávia), como se há-de qualificar, entretanto, o auxílio da Cruz Vermelha e demais organizações similares?
Enfim, um verdadeiro míssil Tomahawk sobre um alvo reconhecidamente tão pacífico, como é a distinção, na nossa língua, entre os adjectivos humanitário1 e humano2. Ou seja, entre o que «visa ou interessa o bem-estar da humanidade» e o que é «próprio do homem ou relativo a ele». Vem em qualquer dicionário de português.
1 «Humanitário: do francês humanitaire (= que diz respeito à humanidade, que vem em auxílio à necessidades do homem). Relativo à humanidade; que procura o bem-estar do homem e o avanço das reformas sociais; filantrópico; relativo ao humanitarismo é tico ou teológico; dotado de bons sentimentos; compassivo bondoso; aquele que trabalha pelo bem-estar do próximo; altruísta». Por ex.: auxílio humanitário, missão humanitária, intervenção humanitária; sentimentos humanitários.
2«Humano: do latim humānos (= próprio do homem; bondoso; erudito; instruído nas humanidades). Que é relativo ao homem ['carne humana', 'voz humana']; ou que é próprio da sua natureza (fraquezas ou virtudes) ['ingratidão humana', ´miséria humana', ' desgraça humana'; 'generosidade humana']; composto por homens ['espécie humana', 'raça humana']; que não é divino ['justiça humana']; que mostra piedade, indulgência, compreensão para com outra(s) pessoa(s) ['um patrão humano']».
N.E. (agosto de 2021) — A confusão no emprego de ambos os adjetivos voltou a ser recorrente com o regresso a poder dos talibãs no Afeganistão e o cenário subsequente em matéria dos direitos das mulheres, nomeadamente. Erradamente, por exemplo, quando se refere que a ONU alerta para crise humanitária no Afeganistão e certo quando se escreve "Tragédia Humana iminente" no Afeganistão, ou no caso do acolhimento de refugiadas afegãs: Empresas portuguesas que querem contratar afegãs dizem que vai ser aberto corredor humanitário.