1. Quantas vezes já não ouvimos esta parcela de conversa:
— Vai andando... vai indo.
Com esta resposta é possível dizer que estamos a trabalhar, ainda que o trabalho não se encaminhe para um fim. Usamos o gerúndio para não deixar perceber que nunca mais é sábado ou que temos em mãos obras de Santa Engrácia...
Pois foi para evitar este tipo de respostas que o Governador do Distrito Federal aboliu — por decreto — o uso de prerífrases com gerúndio na comunicação oficial do funcionalismo público.
2. Não é só a forma de escrever que é alvo de polémica (veja-se a mais recente polémica sobre o Acordo Ortográfico). Há casos de pronúncia que também dão que pensar. Por exemplo, o modo como se articula a vogal inicial na palavra oliveira ou o caso de uma possível semelhança fonológica entre o português e o russo. Estes e outros temas percorrem as 17 respostas publicadas neste dia.
3. Relembramos a possibilidade de seleccionar a norma ortográfica pretendida (em PE|PB no canto superior direito da página). Deste modo, a dupla grafia automática evita a duplicação de caracteres, como acontecia antes da reestruturação da base de dados do Ciberdúvidas - ficando agora mais fácil para quem nos consulta o acesso a uma ou outra variante.
4. Esta é a última actualização desta semana: sexta-feira, 5 de de Outubro, é feriado nacional em Portugal.