O caso tem tido certo impacto mediático em Portugal. Num concurso televisivo, deu-se como certa uma estranha versão do provérbio tradicional «dezembro frio, calor no estio», substituindo estio, ou seja, verão, por estilo, talvez em resultado de uma gralha, também reproduzida com descuido algures na Internet. Perante a falta de sentido da suposta variante – «dezembro frio, calor no estilo» –, houve quem mobilizasse a sua competência hermenêutica e engendrasse com originalidade inegável a coerência da nova formulação, conseguindo encontrar ecos da moda outono-inverno numa frase que, afinal, alude à importância do ciclo das estações num mundo outrora rural. A este episódio, dedicou o programa A Voz do Cidadão (RTP 1) uma reportagem na sua emissão de 19/10/2013, a qual, para devolver o velho provérbio à sua forma de sempre, contou com a participação da nossa consultora Sandra Duarte Tavares (o vídeo pode ser visto aqui).
No consultório, fala-se igualmente de variantes, desta vez, legítimas, a propósito de uma colocação lexical; recorda-se a formação do superlativo absoluto analítico; classifica-se um verbo quanto ao tipo de complementos selecionados; e retoma-se o tópico dos aumentativos.
Recordamos que prossegue a campanha SOS Ciberdúvidas, com vista a apoiar a continuação do serviço gratuito e de acesso livre prestado nestas páginas. Desde já, os nossos agradecimentos por todos os contributos.