Que não sei mais que lingoagem - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Que não sei mais que lingoagem
Que não sei mais que lingoagem
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 314

texto descritivo da imagemCorregedor:
No entendo esta barcagem
nem hoc non potest esse
Diabo:
Se ora vos parecesse
Que não sei mais que lingoagem

Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente

Uma coisa é a designação dada pelos estudos filológicos à língua escrita durante a Idade Média no Norte de Portugal e na Galiza; outra coisa é o termo (ou termos) vigente na época para designar a língua — oral ou escrita — dessa(s) comunidade(s). É esta a reflexão que nos traz a resposta Galego-português e galego medieval.

Vem no jornal Público: a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ainda não tomou posição sobre o Acordo Ortográfico. A Media Capital Rádios, em mensagem de correio eletrónico reenviada para o secretariado do Ciberdúvidas, refere, sem indicar a fonte, que «alguns funcionários terão sido mesmo já avisados» para escreverem só pela ortografia antiga. É mais um caso, na imprensa portuguesa, em que o terá alegadamente sido e o terão supostamente feito é notícia.

Entretanto, e na sequência da querela à volta da suspensão do Acordo Ortográfico no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o seu presidente, Vasco Graça Moura, assina um artigo no Diário de Notícias, de 8 de fevereiro de 2012. Fica em linha, desde esta data, na rubrica Controvérsias, tal como anteriores textos relacionados.

A greve da polícia no estado da Baía, no Brasil, trouxe de novo a diferença da grafia deste topónimo em ambos os lados do Atlântico:

Ainda a grafia de Bahia/Baía

Bahia e baía: porquê?

O Acordo Ortográfico e a palavra bahia



texto descritivo da imagem