Português europeu já tem novo vocabulário ortográfico. Seguem-se mais dois... - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Português europeu já tem novo vocabulário ortográfico. Seguem-se mais dois...
Português europeu já tem novo vocabulário ortográfico.
Seguem-se mais dois...
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 588
VOLP

1. Mais cedo do que se esperava, anuncia-se o lançamento, pela Porto Editora, de um vocabulário que aplica o Acordo Ortográfico de 1990 (AO 90) ao português europeu. A obra, intitulada Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, tem orientação científica de João Malaca Casteleiro e será apresentada por Fernando Cristóvão no Auditório do Padrão dos Descobrimentos (Lisboa), no dia 21 de Outubro, pelas 19h00*.

Recorde-se que, paralelamente, existem mais duas iniciativas, também com a finalidade de elaborar em Portugal um vocabulário conforme ao AO 90: uma, da Academia das Ciências de Lisboa; e outra, sob a responsabilidade do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC). Resta saber qual vai ser a obra a reunir critério, rigor e legitimidade como novo guia ortográfico oficial para a variedade portuguesa da língua comum. Entretanto, assinale-se novamente que, depois de alguma polémica gerada por certas grafias do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (5.ª edição conforme ao AO 90) da Academia de Letras Brasileira, foram publicadas recentemente duas listas de aditamentos e correcções. Outra questão, tão ou mais importante, que continua em aberto: e para quando o tão indispensável Vocabulário Comum aos oito países da CPLP, conforme o estipulado no artigo 2.º do Acordo Ortográfico de 1990?

2. Na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai realizar-se a III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura nos dias 22 e 23 de Outubro (mais informação aqui). Deste evento dará notícia a emissão do Páginas de Português de domingo, 18 de Outubro, às 17h00* na Antena 2, na qual também se assinalam os 25 anos da Associação Portuguesa de Linguística, com uma conversa com a sua presidente, Ana Maria Brito. No programa, falar-se-á, ainda, da carta vencedora da rubrica “Uma carta é uma alegria da terra”, em colaboração com os CTT, Correios de Portugal, patrocinadores oficiais do Ciberdúvidas, juntamente com a Fundação Vodafone, o Ministério da Educação português e a Universidade Lusófona.

* Hora oficial de Portugal continental.