O parlamento português decidiu levar a plenário uma petição para desvincular Portugal do Acordo Ortográfico, entregue em Abril na Assembleia da República por 6212 subscritores. Afirma o deputado relator Michael Seufert no relatório da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, onde foi decidido levar a plenário a petição, que «tirando os académicos envolvidos na elaboração do próprio Acordo, é difícil encontrar uma opinião da academia portuguesa favorável ao acordo – por razões variadas».
Sexta-feira, dia 19 de julho, no programa Língua de Todos (na RDP África às 13h15 – hora de Portugal continental –, com repetição no sábado, dia 20, após o noticiário das 9h00), Sandra Duarte Tavares analisa os adjetivos soalheiro e solarengo a propósito dos dias de sol, que por estes dias se vão, radiosamente, sentindo em Portugal. Outro esclarecimento; «a ovelha ranhosa da família», ou «a ovelha ronhosa da família»? E porque é que se deve dizer os média e não os mídia?
Em época de férias, e a preparar a reestruturação da sua plataforma, o Ciberdúvidas fecha o seu consultório até setembro. Para esclarecimentos acerca de qualquer outra matéria concernente ao Ciberdúvidas, poderá comunicar connosco por meio dos contactos indicados nesta página.
A Ciberescola da Língua Portuguesa, ao abrigo do programa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) – Estágios Profissionais, encontra-se em processo de recrutamento de colaboradores. Os interessados devem ser mestres em Português Língua Estrangeira e ter menos de 30 anos. Para mais informações, contacte-nos.
Espaço único na rede, consagrado à divulgação e reflexão da língua portuguesa e das literaturas que fazem do português o seu veículo de comunicação com leitores de todo o mundo, o Ciberdúvidas há muito que se afigurou como um espaço ímpar, universal e gratuito, junto daqueles que diariamente o consultam. No entanto, as dificuldades financeiras que sobre nós se abateram colocam em risco a continuidade do nosso trabalho. A ajuda dos nossos leitores é imprescindível para darmos a volta a esta situação. Para contribuir, basta carregar no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Mais informações aqui. A simpatia e a generosidade dos nossos leitores continuam a merecer o nosso mais profundo agradecimento.