As notícias em Portugal voltam a ter incidência linguística. Desta vez, é por causa da subida do preço dos sacos plásticos para transporte das compras feitas nos supermercados e hipermercados. Acontece que a publicidade e a comunicação social se referem a estes espaços comerciais por formas mais curtas, sobretudo no caso de hipermercado, escrevendo frequentemente híper e, no plural, "hipers". Contudo, para a congruência destas formas com as regras que definem a relação grafia-fonia, o uso correto corresponde a híper e híperes, à semelhança da acentuação de líder e líderes. Também a forma "super-", um prefixo que pode passar a palavra autónoma, deve ser grafada súper, quando ocorre como adjetivo e substantivo: «gasolina súper»; «fomos ao súper» (cf. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e dicionário da Porto Editora). Observe-se que os atuais vocabulários ortográficos não registam estas palavras.
O substantivo próprio Carnaval é pluralizável? O verbo chegar segue as regras da concordância? É legítimo o uso de madama? Um gerúndio é também um particípio presente? Os vocativos podem justapor-se? As respostas estão no consultório.
A propósito de Carnaval e porque estamos em época dele, regressamos com nova atualização na quarta-feira, dia 18 de fevereiro. Até lá, divirta-se e saiba um pouco mais sobre a origem da palavra Entrudo com um texto de Maria Regina Rocha.
Lembramos que o programa de rádio Língua de Todos vai para o ar na sexta-feira, 13/02 (às 13h30*, na RDP África; com repetição em 14/02, às 9h10*) e o Páginas de Português é transmitido no domingo, 15/02 (às 17h00*, na Antena 2). De salientar, no Páginas de Português, a entrevista do professor Artur Anselmo, membro da Academia das Ciências de Lisboa, a propósito do curso Como se faz um dicionário?, promovido por esta instituição. Mais informação na Abertura de 11/02/2015.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.
Além de facultarem acesso gratuito a materiais de apoio ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa (materna e não materna), a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos continuam a organizar cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.
O apelo SOS Ciberdúvidas dirige-se a quantos nos consultam para esclarecer ou debater tópicos da língua portuguesa, em toda a sua diversidade. No sentido de viabilizar este serviço, há 18 anos ao alcance de todos, agradecemos aos nossos consulentes os donativos que entendam enviar-nos, pedindo-lhes que sigam as instruções indicadas aqui.