Na semana em que milhares de alunos, em Portugal, regressam à escola, discute-se a crescente importância das novas tecnologias no processo de aprendizagem. Presença incontornável nos dias que correm, os novos meios de comunicação, e em particular as redes sociais, começam a ser pensados como uma poderosa ferramenta ao dispor das escolas e dos professores. Entretenimento ou ferramenta pedagógica, esta é, com certeza, uma área que, não num futuro muito distante, verá novos desenvolvimentos. Também o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, de há algum tempo a esta parte, se associou a esta nova realidade. Recorde-se que os Cibercursos da Língua Portuguesa disponibilizam gratuitamente um conjunto de materiais auxiliares destinados ao ensino do português tanto como língua materna como como língua estrangeira/segunda. Ao mesmo tempo, a Ciberescola da Língua Portuguesa, que no passado ano letivo concluiu o seu primeiro ano de trabalho no ensino básico em Portugal, desenvolve um projeto de ensino em regime e-learning junto de alunos falantes não-nativos de português.
No Consultório discutem-se os topónimos Moldávia/Moldova, a origem da expressão «na corda bamba» e, ainda, o uso das palavras demanda, renda, atender e quadra desportiva.
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