Literatura «em trânsito» com Alda Lara, o termo transversalidade e sobre a Escola Portuguesa em Timor-Leste - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Literatura «em trânsito» com Alda Lara, o termo transversalidade e sobre a Escola Portuguesa em Timor-Leste
Literatura «em trânsito» com Alda Lara, o termo transversalidade
e sobre a Escola Portuguesa em Timor-Leste
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 287

1. A escritora angolana Alda Lara (1930-1962) é homenageada no Congresso Internacional Mulheres Africanas em Trânsito, que decorre na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 15 e 16 de novembro de 2018. O Congresso abordará também textos de diferente âmbito produzidos por mulheres africanas «em trânsito», i.e., que, por alguma razão, saíram do seu país de origem (mais informações aqui). Sobre a vida e obra de Alda Lara, veja-se o episódio que lhe dedicou o programa Leituras – Histórias da Literatura Angolana.

2. Na rubrica O nosso idioma, reflete-se sobre os neologismos, a propósito da utilização do termo transversalidade para caracterizar a apresentadora Cristina Ferreira numa entrevista dada ao jornal "Público" pelo novo diretor de Programas da SIC, Daniel Oliveira

3. No consultório, entre as nove novas respostas da presente atualização do Ciberdúvidas, abordam-se questões muito diversificadas que abarcam a formação de palavras (pessoalismo/pessoalista), a utilização de preposições (contra, por, durante), a classificação de orações, a pontuação (na banda desenhada) e o tempos verbais numa ata.

4. Voltando à atualidade relacionada com a promoção do português, a ministra timorense da Educação, Dulce de Jesus Soares, anunciou o apoio do Estado timorense à expansão da Escola Portuguesa de Díli: um projeto que se coloca ao serviço da qualificação dos estudantes timorenses. 

5. Uma breve nota para lembrar que o programa Língua de Todos, transmitido na RDP África, na sexta-feira, 14 de setembro, às 13h15* (com repetição no sábado, dia 8/09), é dedicado ao tema da diversidade e a estetização do português, dando especial atenção ao português de Moçambique. O programa Páginas de Português, emitido pela Antena 2, no domingo, 16 de setembro, às 12h30* (com repetição no sábado seguinte, dia 15/09, pelas 15h30), foca a utilização do texto literário nas aulas de português.

* Os programas Língua de Todos, e Páginas de Português  ficam  disponíveis posteriormente aqui e aqui, . Hora oficial de Portugal continental.