É paraolímpico! - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
É paraolímpico!
É paraolímpico!
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 871

paralympic1. Referimo-nos ao assunto numa das últimas Aberturas, mas a comunicação social portuguesa insiste em dizer e escrever "paralímpico", adaptação apressada do inglês paralympic. Na realidade, as formas mais correctas são parolímpico e paraolímpico, como já explicava o nosso consultor F. V. Peixoto da Fonseca numa resposta de finais do ano 2000. Oito anos depois, Maria Regina Rocha explica neste texto como a supressão da vogal "o" é  «um atentado à integridade semântica da palavra, formada a partir de olimpíadas».

2. Entretanto, neste dia, revelamos como é controversa a definição de uma norma linguística. Por exemplo, a expressão «nem tampouco» é aceitável, apesar de ilógica, e o gerúndio é mais necessário do que se pensa.

3. Nas Notícias, falamos da recente publicação do livro Vocabulário — As Palavras Que Mudam com o Acordo Ortográfico. Encontra-se em papel nas livrarias portuguesas, mas também se disponibiliza como edição em linha no Portal da Língua Portuguesa/ILTEC.

4. Na Montra de Livros, apresentamos uma nova gramática escolar, da autoria de Ana Martins.