
Durante a pausa do consultório, as demais secções do Ciberdúvidas continuam a receber atualizações. É o caso, neste dia, do Pelourinho, onde Paulo J. S. Barata discorre acerca de um erro de ortografia na expressão, já de si redundante, «exéquias fúnebres». Ainda nesta secção, na crónica semanal de Wilton Fonseca no jornal i analisam-se alguns desastres linguísticos verificados na cobertura jornalística de um infeliz acidente ferroviário. Todas as atualizações estão disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone Portuigal).

Miguel Relvas, antigo ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares no Governo português, vai desempenhar as funções de alto-comissário da Casa Olímpica da Língua Portuguesa, organismo criado no Brasil com o intuito de tornar o português uma das línguas de trabalho do Comité Olímpico Internacional.

No programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 2 de agosto (RDP África, 13h15*, com repetição aos sábados depois do noticiário das 9h00), a investigadora Liliana Inverno, do Centro de Linguística da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, apresenta um projeto em desenvolvimento sobre a bibliografia respeitante às variedades do português nos países africanos de língua oficial portuguesa. Quanto ao programa Páginas de Português de domingo, dia 4 de agosto (Antena 2, 17h00*), o tema principal versa o projeto de geração automática de exercícios de compreensão oral desenvolvido pelo Laboratório de Línguas Faladas do Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores, de Portugal. As vantagens desta ferramenta para o ensino da língua portuguesa explicadas pelo investigador Thomas Pellegrini.
* Hora de Portugal continental.

As dificuldades de consulta do Ciberdúvidas, sentidas durante os últimos meses, aconselharam o regresso à sua anterior plataforma, criada pela empresa Janseen Web, LLC, mantendo-se no essencial o grafismo adotado em janeiro de 2013. É um processo ainda em curso pelo que muito agradecemos o alerta para as anomalias eventualmente detetadas, pelo endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.

Endereçamos igualmente os nossos agradecimentos para o apoio que nos tem chegado como resposta à campanha SOS Ciberdúvidas. Mais esclarecimentos podem encontrar-se no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita).