Podemos anunciar o regresso do consultório no dia 10 de junho, data que também marca a passagem destas páginas para os servidores do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Como já explicámos, esta mudança implica alterar o visual gráfico do Ciberdúvidas, melhorar a pesquisa de respostas e artigos, bem como apresentar novas funcionalidades, no intuito de servir cada vez melhor quantos, por esse mundo fora, querem e gostam de saber sempre mais sobre o idioma partilhado, hoje, por oito povos.
Como sempre, fica, entretanto, disponível para consulta todo o vasto arquivo de respostas do consultório, a que se juntam os perto de 4 mil textos das demais rubricas. E, para assuntos que não digam respeito a dúvidas linguísticas, recomendamos a utilização dos contactos aqui indicados.
Uma chamada de atenção para os novos episódios do programa Mambos da Língua – O tu-cá-tu-lá do português de Angola, transmitido pela Rádio Nacional de Angola em todos os seus canais nacionais e provinciais. Este espaço criado pelo Ciberdúvidas em parceria com a referida estação de rádio dedica breves apontamentos diários às palavras, frases e expressões dos usos do português escrito e falado em Angola (ler sinopse aqui). Nos episódios da presente semana, fala-se do significado de três angolanismos – camba, cambuta e calema –, a que se junta um quarto – banzo.