Qual a alternativa para a perífrase «fazer bullying»? No Brasil, parece que começa a emergir a forma bulingar, mas será que ela vai vingar? «Não se pode afirmar que o verbo bulingar será adotado rapidamente em nossas escolas. Há certas coisas que dependem da chamada “voz do povo”, que é imprevisível. O que é desagradável, nisso tudo, é a exacerbação do fenômeno», escreve Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras, num artigo publicado no Diário Digital.
De pequenino se torce o pepino e se aprende línguas: é consabido que as crianças aprendem mais facilmente uma língua segunda do que os adultos, porque nos primeiros anos de vida a área do cérebro responsável pela linguagem está mais activa. Resta saber como proporcionar à criança oportunidades de aprendizagem de línguas segundas. Este e outros temas vão marcar presença no Colóquio Educação Bilingue e Bilinguismo, organizado pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional, nos dias 20 e 21 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos realizará o XV Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, entre os dias 22 e 26 de Agosto de 2011, no Rio de Janeiro. Um dos objectivos a destacar deste congresso é demonstrar a utilidade dos estudos e das pesquisas filológicas e linguísticas para o desenvolvimento das ciências e das tecnologias em geral.
A emissão do programa Cuidado com a Língua! da próxima segunda-feira, dia 16, na RTP 1*, depois do Telejornal, às 21h05**, é a que foi anunciada para o dia 9 e cujo sumário se encontra aqui.
*Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, no sistema podcast
** Hora oficial de Portugal continental.
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