Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Acordo Ortográfico ratificado em Portugal
Acordo Ortográfico ratificado em Portugal
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 398

texto descritivo da imagem

1. O parlamento português aprovou neste dia, com os votos favoráveis do PS, PSD, Bloco de Esquerda e sete deputados do CDS, o II Protocolo do Acordo Ortográfico.

O ministro da Cultura português José António Pinto Ribeiro reiterou o período máximo de seis anos de transição completa para a nova ortografia.

2. Entretanto, continuamos aqui a reportar diferentes tomadas de posição sobre o Acordo Ortográfico:

O professor universitário João Andrade Peres alerta para insustentabilidade de um acordo que legitima grafias facultativas; o historiador Rui Tavares responde ao escritor Vasco Graça Moura, relevando uma certa crispação desnecessária relativamente às alterações ortográficas em causa; o académico e gramático brasileiro Evanildo Bechara responde aos subscritores do manifesto-petição contra a ratificação do Acordo Ortográfico; e do Brasil chegaram de imediato várias reacções de regozijo  e de aprovação.

3. Decorrerá, nos dias 28 e 29 de Maio, na Universidade Lusófona (Lisboa), o II Congresso Internacional da África Lusófona.