Depois do estudo do ISCTE, coordenado por José Paulo Esperança, que concluiu que a língua portuguesa representa 17% do PIB nacional, o estudo da autoria da Espírito Santo Research – Research Editoria, recentemente divulgado, apurou o número de 4,6 do PIB mundial. Nenhum estudo explica, porém, a motivação para a falta de investimento, coordenação e trabalho em ampla escala no ensino de português língua estrangeira.
Margarida Sampaio, do Agrupamento de Escolas de Arganil, foi premiada no Juvenes Translatores, concurso organizado anualmente pela Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia. O concurso destina-se a alunos de 17 anos que frequentem o ensino secundário e realiza-se no mesmo dia de novembro em cada uma das escolas europeias selecionadas.
O francês tem dois tempos de pretérito: o passé simple (ou aoristo) e o passé composé. Em português essa distinção formal não existe, o que não quer dizer que a distinção de usos e valores não se deva fazer. É sobre este tópico que versa esta resposta do consultor Carlos Rocha, uma das oito novas respostas da presente atualização do Ciberdúvidas.
A Ciberescola da Língua Portuguesa – sítio na Internet promovido pelo Ciberdúvidas que detém uma oferta única de recursos interativos de ensino da língua (materna e estrangeira) –, para poder manter, no curto prazo, a gratuitidade e a universalidade dos seus serviços, necessita de receitas advindas de acordos com várias entidades. Informamos, por isso, que divulgamos serviços e produtos, sob várias modalidades, no sítio da Ciberescola. Contactar coordenadores (Ana Martins e José Manuel Matias) através de ciberescola@ciberduvidas.pt; tel.: +351 232 613 805.