Um aplicativo gratuito de consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras (ABL) passou a permitir o livre acesso, por qualquer smartphone ou tablet, aos seus quase 400 mil verbetes que já seguem as novas regras previstas no Acordo Ortográfico.
O aplicativo – que pode ser baixado em dispositivos Android, pelo Google Play, e em dispositivos da Apple, pela App Store – inclui várias soluções facilitadoras da consulta desejada, como se pode ver aqui. [Mais informação: aqui + aqui.]
Recorde-se, a propósito, que, desde 2013, o Ciberdúvidas se encontra também acessível nos mesmos sistemas operativos Android e IOS. Dos vocabulários ortográficos editados em Portugal, estão disponíveis, apenas via internet, o Vocabulário Ortográfico do Português, no Portal da Língua Portuguesa, e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. E só em versão papel o Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa.
Constrangimentos inesperados para o normal funcionamento do Ciberdúvidas – como foi aqui oportunamente anunciado – levaram-nos a ter de interromper o consultório linguístico. Deixamos entretanto mais quatro referências na atualização deste dia:
• “Um erro de ortografia” – artigo do linguista brasileiro Dante Lucchesi, colocado na rubrica Acordo Ortográfico. Trata-se de um texto crítico aos proponentes, no Brasil, que gostariam de abolir o h etimológico (homem passaria a ser "omem"), os dígrafos qu (aquilo passaria a ser "aqilo") e ch (chave passaria a “xave”, e cachorro, “caxorro”). E, ainda, para que os sons [s] e [z] passassem a ser grafados pelas letras s e z – "ezersísio" (exercício) e "caza" (casa).
• "Como se faz um dicionário?" – curso de iniciação à prática lexicográfica, organizado pela Academia das Ciências de Lisboa, através do seu Instituto de Lexicologia e Lexicografia, em colaboração com o ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional. Inscrições e informações suplementares: aqui.
• A importância do português nos BRICS, o bloco constituído por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – tema principal do XXIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, realizado em Macau de 17 a 19/09 –, no programa Língua de Todos (sexta-feira, 19/09, às 13h15* na RDP África; com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 9h00*).
• Eça de Queirós e o cinema – numa conversa com o realizador português João Botelho, a propósito da sua adaptação cinematográfica de Os Maias, no programa Páginas de Português (domingo, 21/09, às 17h00*, na Antena 2).
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.