Na presente atualização, três novos artigos passam a estar disponíveis na rubrica Pelourinho, acerca de erros de escrita colhidos na imprensa portuguesa:
– "Futuro... de preguiça", da autoria do jornalista Wilton Fonseca e originalmente publicado no jornal i, a propósito das restrições do discurso jornalístico ao emprego do futuro indicativo com valor de possibilidade e incerteza («a vítima terá três filhos»);
– e dois textos de Paulo J. S. Barata – um sobre a forma incorreta de um numeral («dezenas de "milhar"») e outro a respeito do plural de item.
Refiram-se ainda quatro questões que aguardavam vez para entrar em linha: «enganar-se a si próprio» é um pleonasmo? Que conotação pode ter a palavra degenerescência? A palavra misantropo pode ocorrer como adjetivo? Quando recobramos «o ânimo», é também possível suprimir o artigo definido e dizer «recobrar ânimo»?
Entretanto, razões de força maior levam-nos a encerrar o consultório a partir desta data – muito embora se trate de uma interrupção temporária, que permitirá anunciar o regresso deste serviço para breve. Continuaremos, não obstante, a atualizar as diferentes rubricas do Ciberdúvidas com material inédito ou já anteriormente publicado sobre tópicos da nossa língua comum.
A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos dão acesso a materiais para apoio do ensino e aprendizagem do português (língua materna e língua não materna) e mantêm a organização de aulas individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Informações na respetiva página do Facebook e na rubrica Ensino.
Renovamos os nossos agradecimentos a quantos têm atendido ao apelo SOS Ciberdúvidas. A generosidade dos nossos consulentes é um contributo indispensável para manter e melhorar este espaço há quase 18 anos consagrado ao esclarecimento, à divulgação e ao debate de temas da língua portuguesa.