A partir desta data, o Ciberdúvidas passa a conter publicidade nas suas páginas – em espaço próprio e devidamente assinalado como tal. Uma opção tomada face aos agravados constrangimentos de financiamento do serviço que aqui se presta, já lá vão 18 anos, à volta e em prol da língua portuguesa. Com essa receita possível – e os donativos dos seus consulentes mais dedicados –. é disso mesmo que se trata, afinal: a viabilização de um espaço desta natureza, de acesso gracioso e sem fins lucrativos, único em todo o espaço da lusofonia. Mas também para a sua melhoria, como a seu tempo se anunciará.
O programa de rádio Língua de Todos de sexta-feira, 20 de março (às 13h30*, na RDP África; com repetição em 21/03, às 9h10*), convida o linguista brasileiro Carlos Alberto Faraco. O Páginas de Português de domingo, 22 de março (às 17h00*, na Antena 2), entrevista Gilvan Müller de Oliveira, ex-diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Prémio Personalidade Lusófona de 2014.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.
Na passagem do latim para o português medieval, existem mudanças regulares: por exemplo, um E longo evolui para um e fechado (ACETU- > azedo), enquanto a um E breve sucede um e aberto (DECEM > dez). Mas, ao longo da história da língua portuguesa, foram-se acumulando exceções, como é o caso de prelo, tópico de uma nova pergunta. Ainda no consultório, fala-se do nome de uma subespécie de manga, do significado de gaioleira e dos usos quer de apaixonar quer de desconhecido.
Alunos e professores de Português (como língua materna e língua não materna) têm acesso gratuito a materiais didáticos diversificados na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos, plataformas que também organizam cursos individuais para alunos estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.