Fui ver ao dicionário de sinónimos |
Com a Adoração dos Reis Magos, do pintor Vasco Fernandes, o Grão Vasco (c. 1474-c. 1542), e versos do poeta português Adolfo Simões Müller (1909-1989), o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa também assinala a chegada do Natal e de 2015, desejando festas felizes a todos os seus consulentes.
Contamos igualmente que o novo ano nos dê razão para confiar mais no futuro, porque 2014 não foi nada animador. Com efeito, condições financeiras precárias continuam a afetar este espaço, especialmente no tocante à sua capacidade de acompanhar o progresso dos meios de gestão de conteúdos em linha e de lançar projetos para a promoção da língua portuguesa, indo ao encontro de um público tão diversificado como é o da Lusofonia. Não obstante as respostas solidárias de muitos consulentes ao apelo SOS Ciberdúvidas – a quem renovamos os nossos agradecimentos –, a verdade é que, sem outros apoios, não vai ser possível garantir a viabiização do serviço que aqui se presta, gracioso e sem fins lucrativos, nem comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre tudo à volta da língua portuguesa em toda a sua diversidade histórica e geográfica.
Mesmo assim, depois da pausa tradicional desta época festiva, não deixaremos de retomar as atualizações do consultório e das demais rubricas no dia 5 de janeiro. Até lá, fica bloqueado o acesso ao formulário para envio de perguntas, embora continuemos a disponibilizar material que aguarde publicação ou cuja atualidade justifique divulgação. Para assuntos que não digam respeito a dúvidas linguísticas, os contactos estão disponíveis aqui.
No consultório, referimo-nos à criação do termo simétrico de feminismo, ao latinismo consumanda, à expressão «nivelar por baixo», a uma variante de intervir, à etimologia de atónito, a um problema de concordância e ao uso de preposições com o pronome interrogativo quem. O Pelourinho disponibiliza um apontamento que o escritor, ensaísta e linguista português Fernando Venâncio publicou na sua página do Facebook, em 14/12/2014, sobre o uso incorreto de aparentemente como decalque semântico dos advérbios modalizadores apparemment (francês) ou apparently (inglês).
No programa Língua de Todos de sexta-feira, 19 de dezembro (às 13h30*, na RDP África; repetição em 20/12, às 9h10*), em foco o Dicionário Global da Língua Portuguesa – autoexplicativo com exemplos contextualizados (Lidel, 2014), da autoria de Jaime Coelho. Uma semana depois (26/12 e 27/12, no mesmo horário), o tema é o português e a literatura de cordel no Brasil, com uma conversa com a professora Dilza Ramos Bastos, chefe do serviço de biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa, do Rio de Janeiro, sobre a digitalização do Acervo de Literatura Popular em Versos. Na semana seguinte, já no novo ano (2 e 3/01, respetivamente), dá-se destaque a uma homenagem ao escrito brasileiro João Guimarães Rosa, pela revista "Veredas", da Associação Internacional de Lusitanistas. Quanto ao programa Páginas de Português: no domingo, 21/12, às 17h00, na Antena 2, passa uma entrevista com o escritor José Viale Moutinho sobre as Obras Escolhidas da Literatura Tradicional Portuguesa, obra que coordenou em edição do Círculo de Leitores em Portugal. No domingo seguinte, 28/12, o convidado é o presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, Roberto Vecchi; e, no dia 4 de janeiro, pode ouvir-se uma conversa com o escritor português Mário de Carvalho sobre o tema "escrita criativa" e o seu mais recente livro, Quem disser o contrário é porque tem razão.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.
A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos facultam a utilização gratuita de materiais para apoio do ensino e da aprendizagem do português (língua materna e não materna) e organizam cursos para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Pormenores no Facebook e na rubrica Ensino.