Nas Controvérsias, dois textos em confronto por causa das palavras jiade e jiadista:
– uma crónica da cronista Ana Cristina Leonardo (ACL) publicada em 18/10/2014, no semanário português Expresso, na qual a autora contesta a recomendação feita pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para o uso de jiadista em vez de "jihadista";
– a carta (versão integral) que José Mário Costa, coordenador editorial do Ciberdúvidas, enviou ao mesmo semanário, para rebater as observações de ACL; e, em nota final sobre o desbragado uso de estrangerismos na imprensa portuguesa, para assinalar o que resulta da interferência da ortografia anglo-saxónica: precisamente, a adoção acrítica de formas incoerentes como "jihadista".
No consultório, revela-se que a expressão «quanto mais não seja» é, afinal, «quando mais não seja», e que proeminente nem sempre é o mesmo que preeminente. Outras questões: o que é zureta? Castro Daire tem grafia alternativa? Como analisar uma frase em que ocorre o verbo vir?
O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa esteve presente na emissão de 25/10/2014 do programa Voz do Cidadão, que é exibido em todas as estações do serviço público de televisão e em que o provedor do telespetador da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), Jaime Fernandes, dá resposta a mensagens do público. A participação ficou a cargo do nosso coordenador executivo, Carlos Rocha, que comentou alguns erros de português cometidos por apresentadores e jornalistas da RTP. Aqui fica o vídeo:
* Sobre espectador e espetador, variantes aceites pelo novo Acordo Ortográfico, ler esta resposta.
A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos põem ao alcance de todos, gratuitamente, materiais diversificados para o ensino-aprendizagem do português (língua materna e língua não materna) e aceitam novas inscrições em cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Pormenores no Facebook e na rubrica Ensino.