O presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, na abertura do debate sobre proteção de civis em conflitos armados, do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no dia 9 p. p., invocou argumentos fortes na defesa da promoção de defesa da língua portuguesa no mundo. Desde o início do seu primeiro mandato que Cavaco Silva se tem manifestado a favor da elevação do português a língua oficial da ONU.
Ver também: Português merece há muito o estatuto de língua oficial da ONU – Cavaco Silva.
Ao mesmo tempo, os sindicatos portugueses de professores de língua portuguesa no estrangeiro vêm denunciar que os cortes orçamentais afetaram neste ano cerca de 100 cursos na rede de docência.
Enquanto língua materna, o português também requer cuidados. A necessidade de reforço das disciplinas de língua materna e matemática no ensino não superior não é apenas sentida em Portugal, mas em vários outros países, entre eles o Brasil.
Em comemoração do Mês da Consciência Negra, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, promoveu recentemente a oficina Tranças do Verbo — uma história da palavra afro-brasileira.
Ficam entretanto em linha, desde esta data, mais nove respostas e estes dois artigos: um novo texto do jornalista Wilton Fonseca, publicado no matutino i, sobre o uso e o abuso dos clichés na imprensa portuguesa, e, à volta da palavra malabarices, a crónica Almofadas de contrafacção, do jornalista Ferrreira Fernandes, no Diário de Notícias.