Assinalam-se neste ano os 750 anos do nascimento do rei D. Dinis e o facto de ter sido sob as suas ordens que o galaico-português se tornou língua oficial.
A sugestão de leitura deste dia vai para o livro Letras e História. Mil Palavras Árabes na Língua Portuguesa, da autoria de Assaad Yoessef Zaidan, imigrante libanês, residente na cidade de Belém, estado do Pará, Brasil.
O Instituto de Formação de Docentes e Profissionais da Educação do Ministério da Educação de Timor-Leste realiza nesta sexta-feira a segunda cerimónia de graduação de 197 professores, 127 dos quais de Língua Portuguesa.
A Assessoria de Relações Externas (Arex) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto de Educação Internacional do Governo dos Estados Unidos fecharam um acordo de cooperação para que norte-americanos aprendam português durante um ano. A iniciativa integra o The Language Flagship Program.
Qual o equivalente temporal para algures e nenhures? Outrora? «In illo tempore»? «Era uma vez»? Fica a questão para reflexão, conduzida numa das respostas da atualização do consultório deste dia. E, ainda sobre a evocação dos 750 anos do nascimento do rei D. Dinis e do legado que nos deixou para a língua portuguesa, aqui fica o poema Cantar d'Amigo, do poeta português Afonso Duarte (1884-1985).