DÚVIDAS

A locução conjuncional «de modo que»

Não seria possível interpretar o sentido ou, melhor, o valor semântico da locução «de modo que» como conjunção explicativa? Ademais, em seu livro Português ao Alcance de Todos, Nelson Custódio de Oliveira a inclui na listagem das coordenadas explicativas ao lado de outros conectores como: «isto é», «por exemplo». No entanto não há exemplos de aplicação.

Na frase «o garoto está doente, de modo que foi pra aula», não seria possível substituir «de modo que» por porque, já que pode ser interpretado como se a segunda oração explicasse algo dito na primeira?

Resposta

A locução «de modo que» é descrita como locução conjuntiva consecutiva, ou seja, é um conector que define um nexo de consequência entre a situação ou acontecimento referidos na oração subordinante («o rapaz está doente») e o que se diz na oração subordinada («não foi à escola»). Observe-se que, tendo em conta o conhecimento do mundo, a frase apresentada parece incoerente, porque normalmente o facto de faltar à escola é que é consequência, por exemplo, de um estado de doença.

A locução «de modo que» pode também ter valor final: «disfarçou seu mal-estar, de m. que ninguém o percebesse» (Dicionário Houaiss).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa