DÚVIDAS

«Luta livre olímpica»

Deparei, no sítio da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, com a expressão «Luta "Livre-Olímpica"», mas não consigo atestar a existência desta palavra, nem sequer no Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa. Creio que, por comparação com a luta greco-romana, os profissionais da área começaram a grafar com hífen a especialidade "livre-olímpica", mas, na verdade, a unidade semântica que existe em greco-romana não existe em "livre-olímpica"... Preciso de tomar uma decisão quanto à grafia destas palavras e custa-me aceitar a grafia "livre-olímpica" como correta. Não será mais correto escrever: «Luta Livre Olímpica»?

Agradeço a atenção, a vossa ajuda é preciosa. Muito obrigada.

Resposta

De facto, não tem sentido usar hífen em «luta livre olímpica», porque a sequência «livre olímpica» não forma uma palavra composta, ao contrário de greco-romana, composto de adjetivos pátrios (grego, na forma greco, que ocorre neste tipo de compostos, e romano) que globalmente modifica o substantivo luta. Por outras palavras, na expressão «luta livre olímpica» não está associado a livre, mas, sim, modifica ou especifica a expressão «luta livre»; portanto, a relação entre livre e olímpica não é direta e faz-se por meios sintáticos e semânticos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa