Novidades desta 6.ª edição da obra de D´Silvas Filho, em relação à anterior (a 1.ª data de 1994):
• O livro foi todo adaptado ao Acordo Ortográfico, embora no capítulo "Vocabulário Fundamental" esteja indicada também a grafia que vigorava na norma anterior, permitindo assim que esta seja também uma obra de consulta para quem deseja continuar a escrever na antiga norma durante o período de moratória em Portugal (até 2015).
• Inclui, na parte do capítulo "Glossário dos Erros Corrigidos", as regras tradicionais da gramática em notas simplificadas de pé de página, permitindo, assim, uma mais imediata consulta.
• O capítulo "Regras Ortográficas" é dedicado fundamentalmente ao Acordo Ortográfico – sendo que as normas se apresentam para facilitar uma consulta separada e minuciosa sobre o que (não) muda em relação à norma de 1945.
• No último capítulo, intitulado "Parecer sobre o Vocabulário Fundamental", o autor explana as suas divergências quanto ao que considera «soluções incoerentes» acolhidas no Acordo Ortográfico de 1990 – com as respetivas propostas que sugere «para o aperfeiçoamento» do texto final da nova reforma ortográfica do português, tendo em vista a elaboração em curso do Vocabulário Comum.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações