Em resposta a Luís Ladeira, diz JNH que «Quanto ao facto de as gramáticas que refere serem-lhe omissas, como elas não podem registar tudo... Mas, de facto, não sei porquê. Nem percebo porquê (empregando eu e todos os lusofalantes este advérbio interrogativo nas mais variadas circunstâncias)...» Realmente, todos os lusofalantes empregam o referido interrogativo, só que uma parte deles (a maior parte por sinal, a saber, os brasileiros) se rege pela ortografia brasileira em vigor, nomeadamente "por que/por quê" razão pela qual nenhuma gramática ou dicionário brasileiros (tão-pouco o Houaiss, ao contrário do que afirma JNH) poderia registar este "porquê" como advérbio interrogativo. Voilà!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações