Sobre a origem e a evolução da Língua Portuguesa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre a origem e a evolução da Língua Portuguesa

Estou fazendo junto com o meu grupo um trabalho sobre A Origem e a Evolução da Língua Portuguesa e gostaria de saber se vocês teriam alguma informação que pudessem me dar, eu agradeço desde já. Este trabalho é um seminário, e tem que sair perfeito.

Obrigada.

Kamilla Lima Brasil 1K

Como há muita coisa que se poderia dizer a este respeito, julgo que a consulente pretende indicações bibliográficas. Algumas das obras sugeridas talvez sejam difíceis de consultar no Brasil, mas de qualquer forma aqui ficam as referências. Um bom ponto de partida é a obra acima citada de Paul Teyssier. Pode também consultar as páginas do Instituto Camões dedicadas à história da língua portuguesa: http://www.instituto-camoes.pt/cvc/hlp/index.html, onde encontrará de resto uma selecção bibliográfica mais alargada. Também no sítio desta instituição se encontra uma transcrição do texto português mais antigo entre aqueles cujas versões originais chegaram aos nossos dias: http://www.instituto-camoes.pt/bases/magnalingua/fiadores.htm. CASTRO, Ivo (1991) Curso de História da Língua Portuguesa. Lisboa, Universidade Aberta. SILVA, Rosa Virgínia Mattos e (1991) O Português Arcaico: Fonologia. São Paulo/Bahía: Contexto/Editora Universidade Federal da Bahía. SILVA, Rosa Virgínia Mattos e (1993) O Português Arcaico: Morfologia e Sintaxe. São Paulo: Contexto. TEYSSIER, Paul (1980) História da Língua Portuguesa. Tradução portuguesa de Celso Ferreira da Cunha (1982). Lisboa, Sá da Costa. VÄÄNÄNEN, Veikko (1963) Introducción al Latín Vulgar. Tradução espanhola de Manuel Carrión (1968). Madrid, Gredos. VASQUEZ CUESTA, Pilar e Maria Albertina MENDES DA LUZ (1971) Gramática da Língua Portuguesa. Tradução portuguesa de Ana Maria Brito e Gabriela Matos (1980). Lisboa, Edições 70. WILLIAMS, Edwin (1938) Do Latim ao Português (Fonologia e Morfologia Históricas da Língua Portuguesa). Tradução portuguesa de Antônio Houaiss (1961). Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro.

Francisco Costa