DÚVIDAS

Reflexões sobre a análise gramatical de uma palavra

Os melhores cumprimentos!

Exemplificando o que defendi sobre a hierarquia da análise gramatical, proponho que nos debrucemos agora sobre a análise gramatical da palavra.

As gramáticas tradicionais e o Dicionário Terminológico dispersam o assunto por capítulos diversos, como morfologia, classe de palavras, léxico, semântica… (pelo meio metem a sintaxe…), como se de realidades diferentes se tratasse. Esta abordagem fragmentada do mesmo conteúdo atrapalha a clarificação dos conceitos e possibilita a mistura de perspetivas diferentes que inevitavelmente resultam numa grande confusão (até há pouco, as classes morfológicas eram os verbos, os nomes, as conjunções!...).

Por que é que, simplesmente, se não há de arrumar o assunto da seguinte maneira?:

Classificação de palavras

 Quanto à função: verbos, nomes…

 Quanto à relação: sinónimos… homónimas…

 Quanto à formação: compostas, derivadas… família…

 Quanto à flexão: variáveis, invariáveis…

Resposta

A sua proposta transparece a reflexão atenta sobre as questões relativas à abordagem e ao tratamento dos conteúdos linguísticos (Conhecimento Explícito da Língua) na realidade do universo dos ensinos Básico e Secundário em Portugal.

Sobressai dessa análise a preocupação em desenvolver nos alunos a capacidade de interiorizarem a especificidade de cada conceito a que cada palavra pode estar associada, assim como a competência de estabelecerem as relações entre a palavra e as diferentes vertentes/áreas em que se pode integrar (a partir das quais resultam as respetivas classificações).

Agradecemos o facto de ter partilhado com o Ciberdúvidas as suas considerações sobre o tema. Resta-nos, apenas, desejar-lhe boa sorte, para que torne possível a concretização da tal proposta.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa