Gostaria de aplaudir, com muita emoção, a resposta dada à pergunta feita sobre "o Português que se fala no Brasil". Sou brasileiro e leio, com o mesmo prazer, Bernardes e Pessoa, Machado e João Cabral. Tenho orgulho - como muitos outros leitores deste sítio - da língua que falo. O autor da resposta (infelizmente não há indicação de quem tenha sido) foi de uma felicidade ímpar. Há, realmente, aqui no Brasil quem defenda a "língua brasileira", desde Noel Rosa, grande compositor do início do século XX. Mas podermos falar a língua de Camões, de Vieira, de Rui, de Drummond, é um privilégio. As diferenças, como muito bem foi colocado, apenas valorizam ainda mais essa língua, que mereceu de Olavo Bilac uma de suas mais belas páginas. E merece, como foi referido, dos compositores brasileiros, o maior respeito (basta conferir «Língua», de Caetano Veloso). Parabéns ao sítio.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações