Em relação à sua questão gostaríamos de esclarecer o seguinte:
1) No Brasil, fala-se Português. No Brasil, há quem fale muito bem o Português e quem fale "mal" o Português, isto é, quem não respeite as regras maioritariamente aceites pelos falantes do Português. Mas em Portugal também acontece o mesmo fenómeno. Há quem fale muito bem o Português e quem fale "mal", pelos mesmos motivos.
2) O problema não é falar "bem" ou "mal", porque todos os falantes do Português, sejam angolanos, brasileiros ou portugueses, falam bem e mal, consoante respeitem ou não as normas vigentes da nossa língua comum. O problema é que no Brasil – e ainda bem que assim é – fala-se um Português diverso do Português de Portugal. E dizemos ainda bem, porque é a diversidade dos seus falares que torna a língua portuguesa tão rica. O Português é uma língua rica, porque é diversificada. Os brasileiros e os povos africanos estão a tornar o Português ainda mais rico, mais criativo.
3) Os vários domínios das Ciências da Linguagem da Língua Portuguesa – seja da Sintaxe, da Semântica, da Fonologia, da Fonética, da Sociolinguística e outros – produziram já estudos sobre a diversidade do Português falado no Brasil, em Portugal e até em África.
4) Futuramente, o Ciberdúvidas irá abordar estas questões de forma profunda no nosso ícone Diversidades.
5) Finalmente e sobre o futuro do Português falado no Brasil. O que poderemos dizer é que não prevemos o futuro, mas neste momento fala-se Português no Brasil de forma prodigiosamente criativa. Quer um exemplo?
Delicie-se com uma canção de Chico Buarque, de Gilberto Gil ou de Caetano Veloso e irá sentir como o Português do Brasil é um poema feito língua todos os dias. Já para não falarmos da sua esplendorosa literatura...